Coluna Versões & Fatos – Jornal São José em Foco – 16/12/2008

PEC dos Vereadores (novamente…)

Esta semana é decisiva para a emenda constitucional que o povo já apelidou de “Farra dos Vereadores”. Se votada em dois turnos antes de 31/12 e aprovada, ganhará corpo a movimentação de lideranças partidárias para que seja implementada já. 

Mesmo com a maioria das câmaras municipais  em recesso branco de final de ano, é assunto de todos os vereadores e suplentes eleitos para a legislatura 2009/2012, pois aumenta o número de vagas em 2.400 municípios brasileiros.

Cassação

Será julgada hoje pelo TSE, a ação contra o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Segundo ela, na eleição de 2006, José Reinaldo Tavares (PSB), governador do Maranhão à época, teria beneficiado com convênios “eleitoreiros” os candidatos Jackson Lago (PDT), Edson Vidigal (PSB) e Anderson Lago (PSDB), todos opositores da candidatura de Roseana Sarney (PMDB).

Enquanto o primeiro cassado da temporada, Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) da Paraíba, exerce o “jus sperniandi” sem deixar o cargo, a fila anda.

Fila onde está, não esqueçam, o Governador Luiz Henrique da Silveira.

Sucessão de Lula I

Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada na tarde de ontem (15), tem o Governador José Serra (PSDB) de São Paulo na liderança para a sucessão de Lula:

Serra (PSDB)                  -    46,5 %

Heloisa Helena (PSOL)   -    12,5 %

Dilma Rousseff (PT)       -    10,4 %

Sucessão de Lula II

A pesquisa aponta que 47,8% dos entrevistados não conhecem nem ouviram falar da Ministra Dilma Rousseff, candidata preferencial do Presidente Lula.

Num possível segundo turno ela teria 14,5% dos votos contra 53,7% de José Serra.

Sucessão de Lula III

O Presidente Lula e sua Ministra terão pela frente um gigantesco trabalho de marketing para reverter estes números até 2010. E agora, sem a estabilidade financeira internacional que marcou os últimos 10 anos, facilitando todas as ações de governo.

Crise

A mesma pesquisa Sensus/CNT revela que 83,5% dos entrevistados estão cientes da existência de crise internacional , sendo que 62,6%  consideram que o Brasil já sofre as consequências do problema. A “marolinha do Lula” já está batendo no bolso de 34,4% dos entrevistados.

Orçamento de SC

O Orçamento do Estado de Santa Catarina para o ano de 2009, com valor superior a R$ 12 bilhões e que tem como relator o deputado Renato Hinning (PMDB) deverá ser votado hoje, antes da data prevista (seria apresentado  na quinta-feira).

Lei seca

No dia 19/12 próximo, a Lei 11.705 – apelidada de Lei Seca – completa seis meses. Para quem não lembra, ela altera o Código de Trânsito Brasileiro e proíbe que motoristas dirijam após ingerir bebidas alcoólicas.  

Dois dias depois inicia o verão, calor, praias lotadas e muita cerveja  gelada, afinal temos que nos refrescar. Ao final do dia, os engarrafamentos de sempre e… A Lei seca.

Ela será aplicada durante o verão, ou a exemplo de tantas outras leis no Brasil, que “não pegaram”, cairá no esquecimento antes de completar um ano ?

O noticiário de trânsito nos dirá…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: