Versões & Fatos – Jornal São José em Foco – 10/12/08

Guido Mantega

Era grande a expectativa dos empresários catarinenses que foram  a Brasilia para audiência com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Acompanhavam comitiva composta pelo Governador Luiz Henrique, pela bancada catarinense e pelo Secretário da Fazenda Sérgio Alves. Pretendiam obter medidas tributárias e fiscais que amenizassem as consequências da catástrofe ocorrida em Santa Catarina.

 

Decepção

Mantega, protocolarmente recebeu os pleitos e prometeu submetê-los ao presidente Lula. De concreto, nada foi anunciado pelo Ministro, deixando os representantes do setor produtivo evidentementre decepcionados.

 

Nova MP

Segundo informação do deputado federal Carlito Mers (PT), o Governo Federal deve editar nova MP, contemplando as medidas tributárias solicitadas pelos empresários e disponibilizando mais recursos. Algumas das medidas que comporão a nova MP ainda estão sendo discutidas e visam proteger as pequenas empresas, como prorrogação do recolhimento do SIMPLES. Também há um grupo de trabalho estudando mecanismos para acelerar a devolução de créditos tributários para empresas da região.

Otimista, Carlito Mers informa que a nova MP será publicada amanhã.

 

MP 448/2008

Enquanto isso, a MP 448/2008 que foi publicada em 26/11/2008, ainda aguarda que a Comissão de Orçamento do Senado vote a sua admissibilidade para ir a plenário. Os R$1,6 bilhões prometidos permanecem apenas no papel.

ICMS

Luiz Henrique da Silveira (PMDB), disse que vai prorrogar o prazo de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os atingidos pelas chuvas.

 

Mudança do Secretariado

O anúncio oficial sobre a mudança do secretariado estadual só será comunicada oficialmente no dia 18. Mas a repercução dos nomes anunciados pelos principais comentaristas políticos de Florianópolis está gerando forte repercussão, principalmente no PMDB que considera o avanço do DEM exagerado.

Vamos aos nomes anunciados extra-oficialmente:

Secretaria da Administração – José Ney Ascara substitui Antonio Gavazzoni

Secretaria da Fazenda – Antonio Gavazzoni substitui Sérgio Alves

Secretaria da Articulação Estadual – Valdir Kobalchini

Celesc Distribuidora – Sérgio Alves substitui Eduardo Pinho Moreira

Celesc Holding – Eduardo Pinho Moreira

Assembléia Legislativa

Na Assempléia Legislativa, a cadeira de Julio Garcia (DEM) deve ser ocupada  pelos deputados Jorginho Mello (PSDB) em 2009 e Gelson Merísio (DEM) em 2010.

O deputado Herneus de Nadal (PMDB) deve ir para o Tribunal de Contas.

Vamos aguardar o dia 18 e ver quais mudanças ocorrem até lá, afinal, a política é extremamente dinâmica. 

 

Dario Berger

Na noite de hoje, o prefeito reeleito de Florianópolis começa a discutir com os partidos da coligação que o apoiou, a participação no govermo peemedebista da Capital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: