Coluna Versões & Fatos – Jornal São José em Foco – 05/12/08

Solo de aluvião II

Na coluna de ontem comentava sobre informação dada pelo jornalista Alexandre Garcia no Bom Dia, Brasil de 03/12.

Ele prosseguiu a matéria perguntando se “alguém viu falar em tragédia em Brusque, exatamente no mesmo Vale do Itajaí. O Rio Itajaí-mirim atravessa a cidade. Em 1984 uma grande enchente engoliu a cidade, inclusive o centro. O prefeito seguinte, o técnico têxtil Ciro  Rosa chamou a engenharia e fez um canal extravasor para receber o excedente das águas do rio”.

 

Solo de aluvião III

Houveram  manifestações contrárias e favoráveis à obra.  Finaliza dizendo que a  única vítima desta enchente em Brusque foi um homem que estava consertando um telhado no início das chuvas.

Obra preventiva de quase vinte anos atrás salvando vidas.

Portando, os especialistas sabem sim quais são as causas do desastre. Falta apenas terem vez e voz junto às autoridades para que seja dada prioridade às obras de prevenção.

Obras de recuperação não devolvem vidas…

 

Porto de Itajaí I

A notícia de que o Presidente Lula  deverá assinar nos próximos dias decreto federalizando o Porto de Itajaí (que é municipal) caiu como uma bomba naquele município.

A idéia partiu do deputado federal Décio Lima (PT-SC), que foi superintendente do porto entre 2005 e 2006. Segundo Décio, a mudança agilizaria a liberação de investimentos para a recuperação do porto. Caso permanecesse sob responsabilidade do município, a transferência de recursos por parte da União dependeria de convênios que deveriam ser aprovados pela Câmara Municipal.

Porto de Itajaí II

O prefeito Morastoni (PT), apóia a iniciativa e vai mais além criando comissão para fiscalizar as verbas federais utilizadas nas obras do porto.

Comunicam que a transferência deverá ser temporária. Finalizados os investimentos, o Governo Federal devolveria a administração do porto para o município de Itajaí.

Tudo isto está sendo feito quando restam apenas 27 dias de mandato ao prefeito Morastoni, e sem que o prefeito eleito Jandir Bellini (PP) tenha sido ouvido.

Porto de Itajaí III

Acreditar que o Governo Federal após federalizar o porto, nomear toda a equipe administrativa, realizar os investimentos necessários para sua recuperação e terminado este processo, voltará a municipalizá-lo, é zombar da inteligência do povo.

Supor  que todo o trâmite burocrático deste processo será mais rápido que a aprovação de convênios na Câmara Municipal, nos causa perplexidade.

Porto de Itajaí IV

Vamos a alguns fatos de deixam a situação ainda mais nebulosa:

Volnei Morastoni tentou a reeleição para a prefeitura de Itajaí,  perdeu e está dificultando a transição; Décio Lima foi administrador do porto, candidatou-se a prefeito em Blumenau, também perdeu e está sendo investigado na Operação Influenza.

A manobra visa claramente impedir que o prefeito eleito Jandir Bellini (PP) assuma a administração do porto e as obras de recuperação.

No final da tarde de ontem (04), Felipe Damo, presidente do PT de Itajaí comunicou ao jornalista César Valente, que é favorável a manter o porto municipalizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: