Coluna Versões e Fatos – Jornal São José em Foco – 03/12/08

Dantas condenado

Divulgado pela agência Reuters às 15:00h de ontem (02): “A Justiça Federal condenou nesta terça-feira o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão e ao pagamento de 12 milhões de reais por tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal”.

O engenheiro e economista Daniel Dantas (54), começou a se  notabilizar durante a privatização do sistema Telebrás em 1998, como dono do Banco Opportunity e líder do bloco que arrematou a Brasil Telecom. Tinha participação acionária minoritária no consórcio que formou com o Citigroup, os fundos de Pensão da Caixa, do Banco do Brasil e da Petrobrás, além da Telecom Italia e apesar disto, chegou a controlador da Brasil Telecom.

Durante a Operação Satiagraha chegou a ter prisão decretada por duas vezes e  foi levado à carceragem da Polícia Federal. Dois habeas-corpus concedidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes o colocaram em liberdade.

O MPF afirmou que esta condenação "traz justiça e demonstra que a corrupção era comum no universo do banqueiro".

Dantas, que vai recorrer em liberdade, foi acusado, pela Polícia Federal e pelo (MPF), de oferecer US$ 1 milhão a um delegado para fazer com que os nomes dele e de outras pessoas fossem excluídos das investigações da Operação Satiagraha.

Com certeza começará a ciranda de recursos de sempre e continuaremos a comentar os negócios nebulosos do Sr. Dantas, que continuará livre, rico  e poderoso.

Cassação

A decisão de cassação do mandato de Cássio Cunha Lima(PSDB) pelo TSE, foi publicada hoje no Diário da Justiça. Após a publicação, o governador da Paraíba tem prazo de três dias para apresentar recurso.

Além dele, outros sete governadores tem processo de cassação tramitando no TSE, a mais alta corte da Justiça Eleitoral brasileira:

Luiz Henrique da Silveira (PMDB) – Santa Catarina;

Ivo Cassol (sem partido) – Rondônia;

Jackson Lago (PDT) – Maranhão;

Marcelo Déda (PT) – Sergipe;

Marcelo Miranda (PMDB) – Tocantins;

José de Anchieta Jr. (PSDB) – Roraima e

Waldez Góes (PSDB) – Amapá.

A fila começa a andar e isso preocupa os senhores governadores.

Governador Luiz Henrique e o turismo

Na noite de segunda-feira (01), na abertura do 6º Congresso Catarinense das Associações de Municípios, que reúne mais de mil participantes (prefeitos, vices  e vereadores)  nas dependências do CENTROSUL, o governador Luiz Henrique voltou a se referir ao temor que a repercussão do desastre traga problemas para a temporada de verão que se aproxima. Disse que "os turistas podem pensar que as nossas praias estão destruídas". Agradeceu a ajuda do Governo Federal e pediu uma salva de palmas para o Presidente Lula. É unânime a constatação da importância excessiva dada pelo governador ao turismo.

Quando os prejuízos enfrentados pela agricultura começarem a ser quantificados, talvez o Governador mude o foco de suas preocupações, mas talvez seja tarde, e a parcela que sobrar da ajuda federal pode ser insuficiente para atender aos agricultores.

 

Reforma tributária

O presidente do Senado, Garibaldi Alves reconhece que o Congresso não aprovará mudanças no sistema tributário até o final de dezembro e descarta convocação extraordinária para janeiro.

A resposta do governo sobre a proposta da oposição de analisar a reforma tributária apenas em março de 2009, em troca da desobstrução da pauta de votações no Congresso Nacional será definida até a manhã desta quarta-feira. A garantia foi dada pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio, durante o 9º Fórum de Governadores do Nordeste.

 

Barreira na BR-376

Na BR-376, que inicia na divisa de Santa Catarina com o Paraná (continuação da BR101, portanto), houve queda de barreira na tarde de ontem (02), no km 663 no município de Tijucas do Sul-PR.

A Polícia Rodoviária Federal informou que a partir das 15:00h o tráfego estaria liberado em desvio que funcionaria como pista dupla. A catástrofe que começa estender os seus tentáculos além das fronteiras de Santa Catarina.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: