Versões & Fatos – Jornal São José em Foco 02/12/08

Desafio das Estrelas

Como previsto por este colunista, o Desafio das Estrelas provocou monumental engarrafamento na Ilha de Santa Catarina no domingo. O fato ignorado pela grande imprensa, só mereceu destaque do atilado e irreverente Cacau Menezes no JA da RBS.

A comissão organizadora do evento, que recebeu R$ 2 milhões de patrocínio do Governo do Estado retribuiu (?) com um cheque de R$ 50 mil. Apesar de tudo, parabéns ao Felipe Massa, que particularmente contribuiu com igual valor.

Será que o retorno de mídia compensou o investimento ?

Chuva

Os efeitos da chuva que castiga duramente Santa Catarina, a cada dia bate tristes recordes em número de vítimas e desabrigados. E infelizmente já não somos os únicos. Manchete de hoje da Folha: "Desalojados pela chuva já são 85 mil em 3 Estados".

E o tempo está dando apenas uma pequena trégua para o Estado, pois as previsões são de chuva para terça-feira. O que torna tudo suportável é a solidariedade que cresce a cada dia e o esforço conjunto da nossa Polícia Militar, do Exército e principalmente da atuação da Defesa Civil.

PETROBRAS

Continua repercutindo o empréstimo da CEF para a PETROBRAS. O assunto foi comentado nesta coluna em 28/11/08, e na mesma data foi manchete de capa do jornal O Globo.

O comentário de Adriano Pires do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, publicado pela Veja – edição 2089, sintetiza tudo:

“Agora que o petróleo foi para 50 dólares, começa a aparecer o real custo da Petrobrás. Ficam claras a má gestão e a ineficiência.”

E mesmo com o barril caindo para um terço, os preços dos combustíveis continuam inabaláveis.

Mudanças Climáticas

Ás 11:30 de hoje, no Palácio do Planalto, o Presidente Lula participou de reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Na oportunidade foi lançado o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, contendo a íntegra das ações propostas pelo Ministério do Meio Ambiente. Nele são fixadas metas de redução do desmatamento no país. Está  prevista redução de 30%   por quadriênio, tomando-se por base os dados   de desmatamento ocorrido no período de 1996 a 2005.

A catástrofe ambiental que se abate sobre Santa Catarina mostra como são necessárias e emergenciais ações que evitem as mudanças climáticas.

Ponte Hercílio Luz

Foi assinada na manhã desta segunda-feira (01/12), no Centro Administrativo, pelo vice-governador Leonel Pavan e o secretário de Estado da Infra-estrutura (Deinfra), Romualdo França, ordem de serviço para a segunda (e última) etapa da restauração da  Ponte Hercílio Luz.
Segundo Pavan, “mesmo com a situação de emergência que vive o Estado, o governo não pode parar. A fase final da recuperação de um dos principais de símbolos de Santa Catarina que hoje começa é mais uma prova de nossa grande capacidade de reação também na economia e no turismo”.

Santa Catarina de Alexandria

Com a catástrofe em seu pior momento, o dia 25/11 dedicado a comemorar Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado de Santa Catarina, acabou passando em branco. Quem nos alertou foi o jornalista Carlos Damião a quem agradecemos.

Novas administrações

A composição das novas administrações municipais estão num compasso mais moroso que o habitual na região metropolitana de Florianópolis (extinta por lei pelo Governador Luiz Henrique, mas sempre presente na mente de nós moradores daqui).

Alguns nomes já foram anunciados, mas ainda não temos um quadro completo de como ficará a composição dos Governos Municipais.

Até o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama já está mais adiantado, senhores. E ele só assume no dia 20 de janeiro…

Lamentável

Ao contrário do que ocorre na Grande Florianópolis, onde as transições estão se processando sem grandes choques, a situação em Itajaí é lamentável.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PT), está deixando o prefeito eleito Jandir Belini (PP), completamente à margem das medidas oficiais que estão sendo tomadas.

Como vai ser daqui a 29 dias, quando Belini assumirá a Prefeitura ?

A sofrida população de Itajaí que será a maior prejudicada por eventuais soluções de continuidade nas ações não merece mais este problema…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: