Fatos e Versões

A partir de hoje, parte das matérias do Blog do Ike serão  publicadas na coluna Fatos e Versões do jornal São José em Foco – pag. 02. A postagem no Blog será feita após a circulação do jornal. Abaixo os textos da coluna de hoje:

Estado de emergência

Como consequência de quinze semanas de chuvas intensas,  45 municípios de  Santa Catarina em  Estado de Emergência.

O prefeito de Florianópolis, Bita Pereira decretou Estado de Emergência na manhã de sábado, dia 22/11.

O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt comunicou que tomaria a mesma atitude. Sua maior preocupação é com a malha viária, com quase 200 km de vias intransitáveis.

O governador Luiz Henrique da Silveira decretou situação de emergência no estado no sábado à tarde.

Este era o quadro de Santa Catarina no final de semana:

A BR-101 parcialmente interditada no norte do Estado; a BR-282  interditada no km 35 em Águas Mornas; SC-430 em meia pista entre Urubici e São Joaquim; deslizamentos de terras em diversos municípios; rompimento de gasoduto na BR-470 em Gaspar; mais de 750 desabrigados  no estado; racionamento de água em Florianópolis, São José e Biguaçu devido a rompimento de adutoras da CASAN; quinze casas destruídas em Camboriú; desmoronamento de barranco atingiu duas alas do Hospital Santa Inês em Balneário Camboriú.

Cassação

No dia 20/11, o TSE cassou o mandato do Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, por uso ilegal de programa assistencial em 2006. A cassação atingiu  também o vice-governador José Lacerda Neto.

Cabe recurso a STF, mas com o governador e o vice afastados.Como três dos ministros  do TSE são também do STF, e historicamente o STF acompanha as decisões do TSE, é remota a possibilidade de reverter a decisão.

Mais seis governadores estão na fila do TSE para julgamento. Entre eles, Luiz Henrique da Silveira e seu vice Leonel Pavan. Medidas protelatórias deverão ser as principais armas da defesa de Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan para que o julgamento não ocorra até janeiro de 2010, quando o governador pretende renunciar e se candidatar a uma vaga no Senado.

 Inauguração

O governador Luiz Henrique, acompanhado da primeira-dama Ivete Appel da Silveira, e o vice Leonel Pavan inauguraram na noite desta sexta-feira (21) o Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo, em Florianópolis.

Com recursos dos Fundos Social e de Cultura, Turismo e Esporte, o Governo do Estado investiu R$ 5,9 milhões no espaço cultural de 2,6 mil m², com capacidade para 750 lugares.

Esta é a notícia em destaque do site do Governo do Estado de Santa Catarina no dia 22/11/2008 às 17:30 horas.

Encontro

Vereadores eleitos do PT reuniram-se em São José no dia 21/11. Tema do encontro: planejamento de gestão.Presentes deputados estaduais e federais e o Ministro da Pesca e Aqüicultura Altemir Gregolin.

O PP e a Portaria do DETRAN

O PP solicitou à Comissão de Constituição e Justiça presidida pelo deputado Romildo Titon, medidas para a sustação da Portaria do DETRAN/SC que estabelece a obrigatoridade de registro dos contratos de alienação fiduciária de veículos automotores. Para eles a medida, que onera a operação em 1%, é ilegal.

Congresso Catarinense de Municípios – FECAM

A federação Catarinense de Municípios realiza nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no auditório do CENTROSUL, em conjunto com associações de municípios, o VI Congresso Catarinense de Municípios.

Palestrantes dos governos federal e estadual, TCE e MP vão apresentar aos prefeitos e vereadores eleitos os principais assuntos que devem ser priorizados em seus mandatos para garantir a boa gestão pública. Maiores informações pelo fone (48)3221-8816.

Deixe um comentário