Ação Mulher Progressista

Começo pelo Fato, reproduzindo abaixo matéria do Jornal Biguaçu em Foco, publicada na edição de 03/06/2008:

image

Evento discute papel da Mulher na Política
03/06/2008 (Terça-feira)

Lideranças femininas de Biguaçu fizeram uma grande mobilização para discutir a campanha eleitoral de 2008.
O final da mobilização aconteceu no sábado (31/05), no sítio Chico Bento, com um almoço para mais de 300 mulheres. O evento contou com a participação de lideranças políticas regionais, de empresários e diversos grupos de mulheres, incluindo agremiações partidárias e associações.
Segundo Angelita Machado, do Movimento de Mulheres Progressistas, a oportunidade foi para discutir temas como a política de cotas para mulheres e o lançamento de candidaturas femininas.
“A participação de mulheres nas executivas dos partidos, na discussão e elaboração de planos de governo dos candidatos, no debate das propostas junto às bases (vizinhança, associações, locais de trabalho, etc. e a participação ativa da mulher como agente das ações políticas que afetam diretamente nossa família e o meio em que vivemos. Esse foi o objetivo do nosso encontro e foi um sucesso pelo número de mulheres e organizações presentes, além é claro, da presença de políticos e empresários que reconhecem o nosso valor”, ressalta.
A vereadora Salete Cardoso, que é a única mulher no legislativo biguaçuense e única mulher cogitada para participar das próximas eleições em uma chapa majoritária participou do evento e se colocou a disposição do movimento.
Segundo a parlamentar, as mulheres precisam caminhar unidas e ocupar os espaços, e isso se faz participando de chapas majoritárias, assumindo responsabilidades. “Não basta garantir cotas, isso já é obrigação, os partidos políticos devem apoiar e incentivar essas candidaturas, a população escancaradamente quer ver mulheres assumindo estes postos, sábio será àquele partido que entender esse sussurro da população”, afirmou.
A vereadora falou ainda sobre a mulher na política e atentou aos partidos políticos quanto ao apoio as candidaturas de mulheres. Para Salete o único caminho para uma verdadeira emancipação feminina na política é mostrando serviço, é estando no executivo. “Só com participação no governo, no executivo, é que vamos mostrar que temos capacidade. Ângela Amin é exemplo, Ideli Salvati é exemplo, e a própria Dilma Russef”, pondera.
Salete também enalteceu as militantes de Biguaçu, Terezinha Costa, Ivânia Marçal, Célia Goedert, Rita Cardoso, Adelaide Vieira, Marli, Regina Evaldth, entre outras, que já foram candidatas e mesmo não tendo vencido as eleições continuam aguerridas e comprometidas com a população biguaçuense.

Minha versão do fato acima:

Começa pela ação das mulheres uma nova fase da política em Biguaçu, verdadeiramente participativa e voltada ao desenvolvimento do município !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: